[O curso de Licenciatura em Dança foi acreditado pela A3ES, conforme relatório da avaliação publicado a 1 de março de 2018]
A Licenciatura em Dança oferece uma formação centrada na prática e na experiência artística, com vista ao desenvolvimento das capacidades técnicas, artísticas, criativas e performativas dos estudantes, com o propósito de os conduzir a uma autonomia individual e à capacidade de trabalhar em equipa.
Pretende, também, estimular a reflexão e a contextualização da prática artística, com base num desenvolvimento da sensibilidade pedagógica e da capacidade de agir artisticamente na comunidade.
São, pois, objetivos do curso:
(1) Formar intérpretes/criadores em Dança, com as competências teóricas, práticas e técnicas que são exigidas pelo tecido artístico e profissional contemporâneo – criatividade, autonomia, capacidade de análise, de pesquisa e de fundamentação.
(2) Desenvolver das competências pedagógicas e metodológicas necessárias para a criação de projetos de sensibilização artística com as comunidades não profissionais, públicos juvenis e em ambiente escolar.
Organização do Curso
O Curso de Licenciatura organiza-se em 6 Blocos de aulas regulares e 6 Ciclos de apresentações de espetáculos.
Em cada Bloco, durante de 5 semanas consecutivas, os estudantes adquirem conhecimentos das áreas científicas de Análise e Contexto e de Interpretação/Criação. Durante este período, os estudantes terão também a oportunidade de trabalhar com diversos artistas e profissionais do mundo do espetáculo através da realização de workshops e masterclasses.
Na área científica de Análise e Contexto desenvolvem-se os estudos teóricos e teórico-práticos que incluem matérias como a apreciação de dança, a história e os estudos da dança, a análise de movimento e a utilização de vocabulários de movimento, estudos e análise de música, a anatomofisiologia e a cinesiologia, as metodologias e a pedagogia da dança, a antropologia da dança, entre outras.
A área científica de Interpretação/Criação centra-se nos estudos teórico-práticos e laboratoriais que inclui as técnicas de dança e de movimento, o estudo e prática do repertório, os estudos de movimento, a improvisação, a interpretação e a composição coreográfica.
Nas semanas de Ciclo, que se sucedem a cada Bloco, os estudantes apresentam, no âmbito da área científica de Projeto, os trabalhos de criação e interpretação de obras coreográficas desenvolvidas de forma autónoma ou por professores e/ou coreógrafos. As apresentações dos espetáculos decorrem, fundamentalmente, em teatros e auditórios, um pouco por todo o país.
Na área científica de Projeto é promovida a realização e/ou apresentação de projetos de interpretação e a interação com o meio artístico profissional (companhias, estruturas artísticas e equipamentos culturais) e com a comunidade. Procura-se, também, o desenvolvimento de competências necessárias para incrementar projetos de sensibilização artística em contextos não profissionais (juvenis, em ambiente escolar, ou outros), bem como a abordagem a matérias complementares à área da interpretação/criação, nomeadamente: teatro, voz, figurinos, maquilhagem e caracterização, espaço cénico e produção de espetáculo e estratégica.
Protocolos de Cooperação
Materiais Diversos
Quinzena de Dança de Almada
Vo’Arte – Festival Inshadow
Metadança Festival de Artes Performativas
GED – Grupo Experimental de Dança
Grupo Plural – Fundação Liga
Fundação Calouste Gulbenkian
Companhia de Dança de Almada
Dança em Diálogos
Castelo de São Jorge
Unitygate
Opart / Estúdios Victor Cordon
Compota – sentidosilimitados
Criarte – by Jovens Cascais
Centro Cultural de Belém
Perfil dos Candidatos
A Licenciatura em Dança dirige-se a todos os que pretendam desenvolver competências, fundamentalmente, ao nível da criação e interpretação. Poderão candidatar-se ao Curso de Licenciatura em Dança os Portadores do 12º ano, Maiores de 23 anos, Titulares de Cursos Superiores e Mudança de Par/instituição, que serão alvo de uma audição como pré-requisito de entrada.
A candidatura à Licenciatura em Dança realiza-se através de um Concurso Local de Acesso e não através do concurso nacional de acesso.
Para além do Concurso Local de Acesso, existe também a possibilidade de ingresso através de Concursos Especiais e Mudança de Par Instituição/Curso e Reingresso.
Creditação de formação certificada ou experiência profissional
A creditação consiste no processo, incluindo o ato administrativo que dele resulta, pelo qual são validadas e aferidas as competências relevantes cuja aquisição foi demonstrada pelo requerente, e são traduzidas num número determinado de créditos ECTS (European Credit Transfer System).
O estudante pode pedir creditação por Formação Certificada e Experiência Profissional.
Trabalhadores-Estudantes
O estudante pode requerer estatuto Trabalhador-Estudante e mediante a realização de “Contrato Pedagógico — Trabalhador-Estudante” garantir a consecução dos objetivos da unidade curricular e a possibilidade de avaliação.