O Curso de Mestrado em Ensino de Dança tem como principal objetivo a habilitação para a prática docente nas escolas do Ensino Especializado da Dança, proporcionando uma formação adequada e abrangente que, ao mesmo tempo, dê resposta às exigências legais para a atuação nestes contextos altamente diferenciados.
Nesta perspetiva, o MED fornece aos futuros professores de dança as competências artísticas, pedagógicas, didáticas e metodológicas essenciais para o desempenho qualificado da docência nos domínios específicos da Técnica de Dança Clássica, da Técnica de Dança Contemporânea, da Dança Criativa e de outras disciplinas artísticas contempladas nos Planos de Estudo das Escolas do Ensino Artístico Especializado da Dança.
Como marca distintiva do seu plano de formação, o MED contempla a realização de um estágio, iniciação à prática profissional em contexto real de trabalho, que garante aos futuros professores o conhecimento do universo artístico e social dos seus públicos-alvo e a perceção das dinâmicas organizacionais das escolas do Ensino Especializado da Dança. Este é um fator que se constitui como facilitador do processo de integração no mercado de trabalho e que tem contribuído fortemente para a taxa de 100% de empregabilidade associada ao curso.
Organização do curso
1º ano (1º e 2º semestres curriculares)
Curso de Especialização constituído por um conjunto de unidades curriculares, organizadas em torno das áreas de conhecimento e das componentes de formação, essenciais para o exercício da docência, no âmbito do Ensino Especializado da Dança,
2º ano (3º e 4º semestres curriculares)
Estágio de natureza profissional, objeto de relatório final, que pode ser desenvolvido na área da Dança Clássica, Dança Contemporânea ou da Dança Criativa.
O curso conclui com a realização de uma Prova Pública de Defesa do Relatório Final de Estágio perante um júri constituído para o efeito.
Protocolos de cooperação
Escolas do ensino especializado da dança com as quais a ESD possui protocolo de cooperação para a realização de estágios profissionais.
Perfil dos candidatos
O Mestrado em Ensino de dança dirige-se a profissionais de dança de nível avançado, com um sólido domínio técnico na área da Dança Clássica e da Dança Contemporânea e conhecimento no âmbito da Dança Criativa que procurem desenvolver as suas competências docentes numa perspetiva artística, pedagógica, didática e metodológica nestas áreas, com o propósito de intervirem em contextos do Ensino Especializado da Dança.
Podem candidatar -se ao ciclo de estudos conducente ao grau de mestre em Ensino de Dança os habilitados com um mínimo de 120 créditos em Prática da Dança e em Teoria da Dança (nenhuma com menos de 25 créditos) que cumulativamente sejam titulares de:
- - Currículo escolar, científico ou profissional artístico, que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos;
- - Licenciatura (ou equivalente legal), preferencialmente na área da dança.
NOTA: Para informação mais detalhada, consultar o Regulamento do Curso de Mestrado em Ensino de Dança da Escola Superior de Dança do Instituto Politécnico de Lisboa, Diário da República, 2.ª série — N.º 239 — 7 de dezembro de 2015.
Creditação de formação certificada ou experiência profissional
A creditação consiste no processo, incluindo o ato administrativo que dele resulta, pelo qual são validadas e aferidas as competências relevantes cuja aquisição foi demonstrada pelo requerente, e são traduzidas num número determinado de créditos ECTS (European Credit Transfer System).
O estudante pode pedir creditação por Formação Certificada e Experiência Profissional.
Trabalhadores-Estudantes
O estudante pode requerer estatuto Trabalhador-Estudante e mediante a realização de “Contrato Pedagógico — Trabalhador-Estudante” garantir a consecução dos objetivos da unidade curricular e a possibilidade de avaliação.