Passar para o conteúdo principal
ESD - Licenciatura

[O curso de Licenciatura em Dança foi acreditado pela A3ES, conforme relatório da avaliação publicado a 1 de março de 2018]
 

A Licenciatura em Dança oferece uma formação centrada na prática e na experiência artística, com vista ao desenvolvimento das capacidades técnicas, artísticas, criativas e performativas dos estudantes, com o propósito de os conduzir a uma autonomia individual e à capacidade de trabalhar em equipa.

Pretende, também, estimular a reflexão e a contextualização da prática artística, com base num desenvolvimento da sensibilidade pedagógica e da capacidade de agir artisticamente na comunidade.

São, pois, objetivos do curso:

(1) Formar intérpretes/criadores em Dança, com as competências teóricas, práticas e técnicas que são exigidas pelo tecido artístico e profissional contemporâneo – criatividade, autonomia, capacidade de análise, de pesquisa e de fundamentação.

(2) Desenvolver das competências pedagógicas e metodológicas necessárias para a criação de projetos de sensibilização artística com as comunidades não profissionais, públicos juvenis e em ambiente escolar.


Organização do Curso

O Curso de Licenciatura organiza-se em 6 Blocos de aulas regulares e 6 Ciclos de apresentações de espetáculos.

Em cada Bloco, durante de 5 semanas consecutivas, os estudantes adquirem conhecimentos das áreas científicas de Análise e Contexto e de Interpretação/Criação. Durante este período, os estudantes terão também a oportunidade de trabalhar com diversos artistas e profissionais do mundo do espetáculo através da realização de workshops e masterclasses.

Na área científica de Análise e Contexto desenvolvem-se os estudos teóricos e teórico-práticos que incluem matérias como a apreciação de dança, a história e os estudos da dança, a análise de movimento e a utilização de vocabulários de movimento, estudos e análise de música, a anatomofisiologia e a cinesiologia, as metodologias e a pedagogia da dança, a antropologia da dança, entre outras.

A área científica de Interpretação/Criação centra-se nos estudos teórico-práticos e laboratoriais que inclui as técnicas de dança e de movimento, o estudo e prática do repertório, os estudos de movimento, a improvisação, a interpretação e a composição coreográfica.

Nas semanas de Ciclo, que se sucedem a cada Bloco, os estudantes apresentam, no âmbito da área científica de Projeto, os trabalhos de criação e interpretação de obras coreográficas desenvolvidas de forma autónoma ou por professores e/ou coreógrafos. As apresentações dos espetáculos decorrem, fundamentalmente, em teatros e auditórios, um pouco por todo o país.

Na área científica de Projeto é promovida a realização e/ou apresentação de projetos de interpretação e a interação com o meio artístico profissional (companhias, estruturas artísticas e equipamentos culturais) e com a comunidade. Procura-se, também, o desenvolvimento de competências necessárias para incrementar projetos de sensibilização artística em contextos não profissionais (juvenis, em ambiente escolar, ou outros), bem como a abordagem a matérias complementares à área da interpretação/criação, nomeadamente: teatro, voz, figurinos, maquilhagem e caracterização, espaço cénico e produção de espetáculo e estratégica.


Protocolos de Cooperação

Materiais Diversos
Quinzena de Dança de Almada

Vo’ArteFestival Inshadow
Metadança Festival de Artes Performativas

GED – Grupo Experimental de Dança
Grupo Plural – Fundação Liga
Fundação Calouste Gulbenkian
Companhia de Dança de Almada
Dança em Diálogos
Castelo de São Jorge
Unitygate
Opart / Estúdios Victor Cordon
Compota – sentidosilimitados
Criarte – by Jovens Cascais
Centro Cultural de Belém

 

Perfil dos Candidatos

A Licenciatura em Dança dirige-se a todos os que pretendam desenvolver competências, fundamentalmente, ao nível da criação e interpretação. Poderão candidatar-se ao Curso de Licenciatura em Dança os Portadores do 12º ano, Maiores de 23 anos, Titulares de Cursos Superiores e Mudança de Par/instituição, que serão alvo de uma audição como pré-requisito de entrada.

A candidatura à Licenciatura em Dança realiza-se através de um Concurso Local de Acesso e não através do concurso nacional de acesso.
Para além do Concurso Local de Acesso, existe também a possibilidade de ingresso através de Concursos Especiais e Mudança de Par Instituição/Curso e Reingresso.


Creditação de formação certificada ou experiência profissional

A creditação consiste no processo, incluindo o ato administrativo que dele resulta, pelo qual são validadas e aferidas as competências relevantes cuja aquisição foi demonstrada pelo requerente, e são traduzidas num número determinado de créditos ECTS (European Credit Transfer System).

O estudante pode pedir creditação por Formação Certificada e Experiência Profissional.


Trabalhadores-Estudantes

O estudante pode requerer estatuto Trabalhador-Estudante e mediante a realização de “Contrato Pedagógico — Trabalhador-Estudante” garantir a consecução dos objetivos da unidade curricular e a possibilidade de avaliação.

 

Documentos

Plano de Estudos

2.º Semestre
Title ECTS Horas Área cientifica
História da Dança e do Ballet 3.00 75
Comunicação em Artes II 2.00 50 Projeto
Interpretação I 4.00 100 Interpretação/Criação
Técnicas de Dança Clássica II 4.00 100 Interpretação/Criação
Produção do Espetáculo II 2.00 50 Projeto
3.º Semestre
Title ECTS Horas Área cientifica
Metodologias e Pedagogias da Dança 3.00 75
6.º Semestre
Title ECTS Horas Área cientifica
Estudos de Repertório Europeu 3.00 75 Interpretação/Criação
Produção Estratégica II 2.00 50 Projeto
Técnicas de Dança Clássica VI 4.00 100 Interpretação/Criação
4.º Semestre
Title ECTS Horas Área cientifica
Metodologias e Pedagogias da Dança Clássica 3.00 75
Análise Musical II 2.00 50
Metodologias e Pedagogias da Dança Contemporânea 3.00 75
5.º Semestre
Title ECTS Horas Área cientifica
Práticas Educativas da Dança Clássica 3.00 75
Projeto em Interpretação II 3.00 75 Projeto
Práticas Educativas da Dança Contemporânea 3.00 75
1.º Semestre
Title ECTS Horas Área cientifica
Improvisação I 2.00 50 Interpretação/Criação