Passar para o conteúdo principal

Vanda Maria dos Santos Nascimento


Nasce no Lubango Angola (1963) onde inicia a sua formação como bailarina e professora de Dança, na Escola de Dança da Secretaria de Estado da Cultura, em Luanda/ Angola, com Ana Clara Guerra Marques, Anatoli Fomine, Ludmila Lavrina, Zoila Fernandez, Ileana Balmori, Xiomara Ferrer e Núris Fojo. Simultaneamente faz a sua formação académica formal do Ensino Básico, Curso Médio de Administração e Gestão (Instituto Karl Marx) e o 1º ano do Curso de Economia (Universidade Agostinho Neto, Luanda, Angola).

Diplomada pela Escola Superior de Dança (ESD) do Instituto Politécnico de Lisboa (IPL), com os graus de Bacharelato (1990) e Licenciatura (1999) em Dança – Ramo de Educação.Em 2014, assume o cargo de Diretora da ESD para o mandato 2014/2017.

Doutorada pela Faculdade de Ciências da Educação, da Universidade de Sevilha (2010), realizando um estudo sobre os professores de técnicas de dança no Ensino Artístico Especializado da Dança, em Portugal Continental (tese publicada on-line).

Pós-Graduada em Treino em Dança pela Faculdade de Motricidade Humana da UL (2023).

Professora Coordenadora da ESD e leciona, desde 2000, várias Unidades Curriculares, no Curso de Licenciatura; Técnica da Dança Clássica e Análise do Vocabulário I, e no Curso de Mestrado em Ensino de Dança: Metodologias e Didáticas da Dança Clássica I e II, Investigação em Educação II, Introdução ao Estágio, Estágio.

Membro Integrado do Centro de Investigação do Instituto de Sociologia da Universidade do Porto (IS-UP) - Subgrupo Criação Artística, Práticas e Políticas Culturais.

Membro da Associação Academia de Dança Contemporânea de Setúbal e membro Fundador da Companhia de Dança Contemporânea de Angola.

Diretora da ESD (entre 4 abril de 2014 e 4 de janeiro de 2021) e, por inerência, membro do Conselho Permanente e do Conselho de Gestão da Qualidade do IPL.

Presidiu ao Conselho Pedagógico (2010 a 2013) e ao Conselho de Representantes da ESD (2007 a 2010). É membro do Conselho Técnico-Científico, desde 2012.

Foi Coordenadora do Curso de Mestrado em Metodologias do Ensino da Dança (2010 a 2011), e do Mestrado em Ensino de Dança (2011 a 2014) e desde 2023. 

Orientadora de vários Estágios, no âmbito do Curso de Mestrado em Ensino de Dança e de teses de Mestrado e de Doutoramento fora do âmbito da ESD.

Participa, regularmente, em Júri de Provas de Mestrado, Provas e Exames em Escolas de Ensino Artístico Especializado da Dança, Provas para obtenção do Título de Especialista, Provas para Concursos Públicos, e Júri de Concursos de Dança. 

Na Escola de Dança da Secretaria de Estado da Cultura – Luanda, Angola (1980 a 1992) lecionou técnica de dança clássica, assumindo tarefas de ensaiadora e da criação e confeção de figurinos e guarda roupa. 

No Ensino Artístico Especializado de Dança lecionou, na Academia de Dança Contemporânea de Setúbal, entre 1992 e 1999, a disciplina de Técnica de Dança Clássica – Graus Elementar (1 e 2) e Intermédio de Dança (1, 2 e 3). Nesta instituição foi, ainda, Diretora do Grau Elementar,  Diretora de Instalações e membro do Conselho Pedagógico.  

Em atividades extra curriculares, foi professora de Dança - Iniciação do movimento, Iniciação à Técnica de Dança Clássica e Dança Criativa -  no 1º Ciclo (pré primária e primária),  no Jardim Escola João de Deus - Estrela (1992 a 2008) e responsável por todas as coreografias para as aulas abertas e de outras atividades em que os alunos de dança participaram. Neste âmbito foi, ainda, professora de Dança Clássica no St. Dominiq International School (1998 a 2000).

 

Na sua área científica, profissional e de interesse pessoal destaca:

Nascimento, V. (2024). A dor na Dança: Identificar tipologias de dor e apontar (algumas) estratégias para as minorar. Cadernos IS-UP – Cadernos do Instituto de Sociologia da Universidade do Porto, 5, 48-55.  DOI: https://doi.org/10.21747/2975-8033/cad5a6

Nascimento, V. (2023). Técnica da Dança Clássica – Reflexões| Análise| Testemunhos. Caminhos do Conhecimento, Edições IPL.

Membro da Comissão Organizadora do Seminário Nacional da Dança: Teoria e Prática no Ensino Artístico Especializado -13 de abril de 2024 - (ESD| aeep/ IPL).
Moderadora do painel Saúde e bem-estar na Dança, no Seminário Nacional da Dança: Teoria e Prática no Ensino Artístico Especializado - 13 de abril de 2024.

Comunicação intitulada Dançar dói? - Seminário Nacional da Dança: Teoria e Prática no Ensino Artístico Especializado (2024) 

Morais Alexandre, P. e Nascimento, V. (2022). Faint, Uncertain, Shimmering:The Magic of Image during Pandemic Days. The Image - Twelfh Internacional Conference.

Curadoria da Exposição Itinerante Sombras numa tarde de Verão - fotografias de Nuno Matos (início a 7 de julho de 2021). 

Curadoria (com Miguel Falcão e Luísa Duarte Santos) da Exposição Itinerante, Arquimedes da Silva Santos: Onde vai minha voz?... (início a 2 de julho de 2021).

Canaipa, R. Mendonça, D., Agostinho, M. Nascimento, V. Honigman, L Treister, R. (2020). En Pointe: Dancers Report Their Pain Less Variably Than Do Controls, The Journal of Pain, Vol 00, No 00 (), pp 1−9. Available online at www.jpain.org and www.sciencedirect.com

Nascimento, V. (2019). Cecchetti Diagram: A new presente. Web of Knowledge: A Look into the Past, Embracing the Future. Edited by Sara Albuquerque, Teresa Ferreira, Maria de Fátima Nunes, Ana Cardoso de Matos, and António Candeias. Faro: Sílabas & Desafios, pp. 16 a 19.
Cardoso, O., Fernandes, J., Lopo, T., Nascimento, V. (2018). Objetos escolares, contextos de utilização e ensino das práticas de dança: O projeto ESDmap da Escola Superior de Dança. Convergências - Revista de Investigação e Ensino das Artes, VOL XI (21) Retrieved from journal URL: http://convergencias.ipcb.pt
Nascimento, V. (2017). Dançar dói, mas dói mais quando estou parada: Reflexões sobre o corpo na dança [Ensaio]. Movimento: Revista de Educação Física da UFRGS, 23 (3), pp. 1079 a 1090; 

Nascimento, V. (2017). Técnicas de dança: Treino do corpo e transmissão de saberes. Revista Interacções nº 46, pp. 72-80 (2017) http://www.eses.pt/interaccoes

Nascimento, V. (2016). A (in)visibilidade dos Professores de Técnica de Dança: O reconhecimento que se impõe. Ensaios sobre prática e pedagogia nas artes performativas, nº6, Revista de Investigação, Ciência e Tecnologia, pp. 178 a 194.

Coordenou o projeto de investigação A história da Escola Superior de Dança, no contexto do ensino superior, através do mapeamento de objectos escolares (ESD - Projetos de IDI&CA do IPL - 2017/18). 

Integrou o projeto de Investigação Estudo biomecânico do movimento étendre (ISEL / ESD / Projetos de IDI&CA do IPL, 2017/18).

Membro da Comissão Organizadora do 1º Congresso do Ensino Artístico Especializado: Teoria e Prática. 3, 4 e 5 de fevereiro de 2017, Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa.

Membro (Vogal) da Associação Academia de Dança Contemporânea de Setúbal, e membro fundador da Companhia de Dança Contemporânea de Angola.