Passar para o conteúdo principal
Mais notícias
Estudantes da ESD aprendem a descodificar rótulos alimentares No passado dia 15 de março de 2024, 36 estudantes do 3.º ano da licenciatura em Dança da Escola Superior de Dança, participaram no workshop “Comer com olhos de ver”, onde tiveram oportunidade de aprender a ler e interpretar rótulos alimentares. Esta iniciativa foi dinamizada pelo Programa de Alimentação Saudável e Sustentável do Politécnico de Lisboa (PASS-IPL), com o objetivo de contribuir para que os estudantes possam fazer escolhas alimentares mais conscientes e nutricionalmente mais saudáveis e equilibradas.      A docente da área científica de Dietética e Nutrição da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa, Rute Borrego, e a recém licenciada na mesma área, Catarina Guerreiro, partilharam com os participantes como identificar os elementos presentes nos rótulos alimentares, bem como interpretar e analisar a informação presente nos mesmos. Por fim, os estudantes compreenderam como é possível avaliar os alimentos, tendo por base a informação do semáforo nutricional.   No dia 3 de abril, o PASS-IPL irá promover uma ação semelhante, mas desta vez em formato online, gratuita, e aberta a toda a comunidade académica. Saiba mais e inscreva-se no Webinar “Comer com olhos de ver”. Programa PASS-IPL O Programa PASS-IPL resulta de uma parceria entre o Politécnico de Lisboa, os Serviços de Ação Social do IPL (SAS-IPL), a licenciatura em Dietética e Nutrição da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL) e a FAIPL – Federação Académica do IPL, visando promover iniciativas que incentivem a alimentação saudável e sustentável no IPL, nomeadamente, competências alimentares e culinárias (CAC), dieta mediterrânica, desperdício alimentar e disponibilidade alimentar nas cantinas, bares, máquinas de vending e serviços de Catering.       Imagem de BF/GCI IPL
Chamada de artigos | RHINOCERVS   Está em curso a publicação do segundo número do Volume 1 da RHINOCERVS: Cinema, Dança, Música, Teatro, a sair, em versão online, em dezembro de 2024. O número 1 do Volume 1 encontra-se disponível online em https://journals.ipl.pt/rhinocervs/index, tendo sido também publicado em suporte papel. A submissão de artigos é feita em https://journals.ipl.pt/rhinocervs/about/submissions, onde constam igualmente as instruções para os autores.   A Rhinocervs é uma revista periódica para autores/investigadores de referência nas diferentes áreas do Cinema, Dança, Música e Teatro que queiram publicar os seus trabalhos de investigação, percorrendo as áreas da performance, composição, criação, design de cena, escrita dramática e cinematográfica, dos pontos de vista estético, histórico, filosófico, técnico, pedagógico-didático ou reflexivo, bem como as diferentes relações entre as formas artísticas e as artes intermediais. A comissão executiva editorial da Rhinocervs, convida-a(o) a submeter um artigo inédito nas áreas referidas anteriormente, sob o tópico da relação entre a arte e a liberdade.   Submissão de artigos até dia 08 de julho de 2024.
Escolas do IPL têm novos espaços de apoio psicológico Com o objetivo de reforçar as estruturas de promoção da saúde mental e bem-estar no Politécnico de Lisboa, foram criados serviços de apoio psicológico e educativo, em cada uma das Escolas do IPL. Nestes espaços, que funcionam com a coordenação dos Serviços de Apoio Psicológico e Educativo (SAPE), dos Serviços de Ação Social do Politécnico de Lisboa (SAS-IPL), os estudantes podem contar com o apoio de uma equipa especializada em diversas situações: Aconselhamento psicológico - acompanhamento em consulta individual, ou em pequeno grupo, de problemáticas pessoais (p. ex., mudança de curso, aconselhamento de carreira). Inclusão académica - colaboração no apoio aos estudantes com necessidades educativas específicas, aos estudantes deslocados e a outras situações de vida que configurem vulnerabilidade acrescida na adaptação ao ensino superior; Desenvolvimento académico - dinamização de iniciativas de promoção de competências necessárias ao sucesso no curso e na transição para fases de vida subsequentes (motivação e métodos para o estudo; ajustamento socioemocional; planeamento e tomada de decisão de carreira);   Para fazer um agendamento nos Serviços de Apoio Psicológico e Educativo, os estudantes devem preencher o formulário online ou contactar, através de email, os serviços de cada uma das Escolas:   Serviços das escolas Serviço E-mail SAPE-ESCS                      sape.escs@sas.ipl.pt SAPE-ESELx sape.eselx@sas.ipl.pt SAPE-ISCAL sape.iscal@sas.ipl.pt SAPE-ESTeSL sape.estesl@sas.ipl.pt SAPE-ESD sape.esd@sas.ipl.pt SAPE-ESML sape.esml@sas.ipl.pt SAPE-ESTC sape.estc@sas.ipl.pt Relativamente ao Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL), existe um Espaço de Apoio ao Aluno, que pode ser contactado através do email: psicologo@isel.pt.  Estes novos espaços vão funcionar em colaboração com as Presidências/Direções, Conselhos Pedagógicos e Associações de Estudantes das Escolas, bem como com outros projetos já em funcionamento, como é o caso do Programa Mentori@IPL. O reforço da oferta dos Serviços de Apoio Psicológico e Educativo (SAPE-SAS) do IPL enquadra-se no âmbito do projeto “Fazemos a diferença@IPL”, financiado pela Direção-Geral do Ensino Superior (DGES), que pretende contribuir para o desenvolvimento de mecanismos de apoio à integração académica dos estudantes, em particular, de 1º ano dos cursos de 1º ciclo, à promoção do seu sucesso académico e prevenção do abandono. Relembramos que complementarmente aos SAPE-SAS, que dão resposta às solicitações dos Estudantes, o Serviço de Saúde Ocupacional do IPL (SSO-IPL) disponibiliza consultas de psicologia para docentes e não docentes dos IPL (saude.ocupacional@ipl.pt).  
Apresentamos a Nova Identidade Visual da Escola Superior de Dança    É com grande satisfação e entusiasmo que apresentamos a nova imagem gráfica institucional da Escola Superior de Dança, concebida pela designer Linda Redondo, do Gabinete de Comunicação e Imagem do IPL. Este novo design gráfico foi meticulosamente elaborado, tendo como base os elementos-chave da marca "ESD", com especial destaque para a continuidade da letra "D", a preservação da cor lilás e a harmonização cuidadosa e assumida com o logotipo do Instituto Politécnico de Lisboa. Estamos confiantes de que esta nova identidade visual não apenas fortalecerá o sentimento de autoestima e pertença dentro da nossa Comunidade Académica, mas também contribuirá para uma visibilidade renovada da instituição Escola Superior de Dança no cenário académico e artístico. Este logotipo representa não apenas uma mudança estética, mas simboliza a evolução contínua e o compromisso da Escola Superior de Dança com a excelência, a inovação e a união. Estamos entusiasmados em partilhar esta nova identidade visual com todos e esperamos que ela seja recebida com entusiasmo.