Foto Gilsamara Moura
Local: Estúdios Victor Córdon (EVC)
Data do evento: 17 de Junho de 2024 - 21 de Junho de 2024

Seminário de Laboratório de Investigação em Práticas Coreográficas

Este seminário de Laboratório de Investigação em Práticas Coreográficas se estrutura em encontros prático-teóricos que procuram aprofundar os processos de criação, desde as obras em processo até os trabalhos de dança finalizados. Durante esses encontros, serão exploradas diversas criações coreográficas, incluindo espetáculos, conferências dançadas e palestras performativas, proporcionando um espaço rico para a troca de conhecimentos e experiências. Além disso, serão abordados diferentes modos de pensar e elaborar a dança, com o objetivo de analisar, criar e refinar as práticas coreográficas, estimulando a reflexão crítica e a inovação no campo da dança contemporânea.

Na semana de 17 a 21 de junho Gilsamara Moura leciona um seminário dirigido aos estudantes do MCCPP no âmbito da UC de Laboratório de Investigação em Práticas Coreográficas.

Este seminário decorre nos Estúdios Victor Córdon (EVC), entidade acolhedora deste Programa Intensivo 6.

Programa Intensivo 6
17 a 21 de junho 2024
EVC - Estúdios Victor Córdon

foto gilsamara moura

Gilsamara Moura

Gilsamara Moura é Vice-diretora da Escola de Dança da UFBA para a gestão 2023-2027 e Pós-Doutora em Dança pela Université Côte D'Azur (2018-2019). Atua como pesquisadora convidada do Centre Transdisciplinaire d’Épistémologie de la Littérature et des arts vivants (CTEL) em Nice, França. É uma artista multifacetada, curadora, docente e consultora de projetos culturais. Possui Doutorado e Mestrado em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, com pesquisas focadas em Políticas Públicas em Dança e a relação entre Dança e Literatura, respectivamente. Também completou um aperfeiçoamento em Estudos Literários e Linguísticos pela UNESP. Na UFBA, é Professora Permanente dos programas de Pós-Graduação em Dança e Artes Cênicas, além de participar do Mestrado Profissional em Dança (PRODAN). Gilsamara foi bolsista da Fundação Vitae no American Dance Festival (1998) e tem uma extensa trajetória como pesquisadora e líder do Grupo de Pesquisa "Ágora: modos de ser em dança" (CNPq).

Gilsamara Moura já ocupou importantes cargos, como a presidência da Fundação de Arte e Cultura do Município de Araraquara (FUNDART) e a gerência da Escola Municipal de Dança "Iracema Nogueira". Ela também é membro da Red Sudamericana de Danza e co-realizadora de projetos internacionais, como o FRONTEIRAS, coordenado pelo artista iraniano Khosro Adibi. Seus trabalhos e apresentações internacionais incluem passagens pela Inglaterra, Portugal, Alemanha, e diversos países da América Latina. Moura recebeu vários prêmios, como o En-Cena Brasil (2002) e o Klauss Vianna de Dança (2007). Além de suas funções docentes, é curadora e coordenadora artística de diversos festivais de dança. É autora de livros como "Contextos Múltiplos na Dança" e "Corpo da Multidão: dança e políticas públicas", e organizadora da coletânea "ÁGORA: modos de ser em Dança".

Fotografia © Acervo próprio

Barra logos PRR 2024