Ciclo 2 - 2024/25
Um novo momento de partilha artística
A Escola Superior de Dança apresenta o Ciclo 2, dando continuidade à programação deste ano letivo 2024-2025. Este ciclo celebra o desenvolvimento criativo dos nossos alunos, revelando os resultados do trabalho realizado nas aulas e laboratórios coreográficos.
Dias 4, 5 e 6 de dezembro, os espaços da Escola Superior de Dança e do CriArte by Jovem Cascais acolhem apresentações de peças coreográficas e performances que refletem o processo artístico dos estudantes enquanto criadores e também enquanto intérpretes. É uma oportunidade de experienciar a diversidade e o dinamismo que definem a formação em dança contemporânea na ESD.
Fique atento à nossa programação e venha assistir a mais este momento de partilha e criação.
Todos os espetáculos têm entrada livre.
Foto: ©telmameirafotografia
PROGRAMAÇÃO
Programa 1
> 4 DEZ | 10h30
> 5 DEZ | 14h30
CriArte by Jovem Cascais (Carcavelos)
SUR | criação de Amélia Bentes com interpretação dos estudantes do 3º ano (Turma 52) da Licenciatura em Dança
SUR é o que está acima da realidade. Inspirada em textos de Clarice Lispector despertou-me interesse por ser preenchida por sentimentos, textos íntimos e viscerais, assim como a sua escrita em forma de fluxo de consciência. Segundo Lispector é como estar dentro do pensamento de alguém e puxar memorias marcantes. Lispector afirma que “tudo é mágico porque é ilusão, porque se transforma de ilusão para realidade [e que] atrás de uma coisa existe sempre outra coisa que tem atrás de si outra coisa”.
Confronta a realidade como também propõe abertura a infinitos modos de ver, ler ou de a compreender. Lispector afirma: “Eu não quero a ideia e sim o nervo do sonho”.
Programa 2
> 4 DEZ | 14h30
> 5 DEZ | 10h30
CriArte by Jovem Cascais (Carcavelos)
SHAKEN, SHAKEN, BABY! | criação de Jácome Filipe com interpretação dos estudantes do 3º ano (Turma 51) da Licenciatura em Dança
Em primeiro lugar é preciso dizer que um SHAKE não é um SHEIK. Um SHAKE é um pedaço de madeira cortado com um machado para depois fazer parte da construção de um telhado algures. Sim, também não fazia ideia. Mas não só. Machados e telhados à parte, que nesta peça não vão ver nenhum, um SHAKE pode ser muito mais. Uma moeda virtual a flutuar na cloud? SHAKE. Um bom e apertado passou-bem? SHAKE. Quando tremem de medo. SHAKE. De alegria. SHAKE. Nervoso antes de um encontro amoroso? SHAKE. Abalado com as vicissitudes existênciais? SHAKEN. Dançar. SHAKE IT. Quando abanam a cabeça em discordância enquanto lêem esta sinopse. SHAKE. Quando bebem um copo de milk. SHAKE. Por falar em bebidas: tremores de ressaca? Plural. THE SHAKES. Agitar o Compal. SHAKEN NOT STIRRED, como dizia o outro. Sacudir o punho ao alto. SHAKE. Livrar-nos de um velho hábito. SHAKE IT OFF. Voz trémula ou um lindo e agudo vibrato? Sim, já perceberam. OOOOOOOOOHHHHHH!!!!!
P.S.: SSSS...SSSS... SSSSSS...SH…SH….SSSS…SH…SHA…SSSSS…SSSS….KE…KEEEE…SSS… SHAKEN…SHAKEN BABY!
> 5 e 6 DEZ | 15h00
Estúdio C3, ESD
NOVAS PEQUENAS CRIAÇÕES DE ESTUDOS DE MOVIMENTO I | criações dos alunos do 1º ano com orientação de Fernando Crêspo e Cecília de Lima
Os trabalhos a apresentar foram criados pelos alunos do 1º ano no âmbito da disciplina de Estudos de Movimento I, e foram desenvolvidos a partir dos seguintes temas de estudo: relações de suporte e manipulação, direções na cinesfera, a relação movimento e respiração e as ações de gesticular. inclinar, desequilibrar e cair.
Bilheteiras:
Classificação etária M/6
Espaço CriArte (Carcavelos) - Entrada gratuita mediante levantamento de bilhetes na bilheteira do CriArte uma hora antes da respetiva sessão. Entrada sujeita à lotação máxima da sala.
Espaço Estúdios da ESD (Campus ISEL) - Entrada livre sujeita à lotação da sala.