Vânia Eurídice Oliveira Gala Monteiro
Coreógrafa, curadora e investigadora. Doutorada pela Universidade de Kingston (Reino Unido) da qual recebeu uma bolsa, tem uma licenciatura em Dança do EDDC-ArtEZ (Hogeshool voor Kunst Arnhem, Netherlands) e um mestrado em Coreografia com Distinção pelo Trinity Laban..
É diretora do programa de Mestrado – MA Expanded Dance Practice – na London Contemporary Dance School (LCDS). Antes de integrar a LCDS foi diretora do programa BA (Hons) em Contemporary Performance Practice no Royal Conservatoire of Scotland (RCS), e foi professora e coordenadora do módulo Análise de Práticas Dance no Mestrado – MA/MFA Choreography – no Trinity Laban Conservatoire of Music and Dance.
Trabalha na intersecção de estudos críticos de dança, filosofia da performance e práticas experimentais em curadoria, dança e performance. Os seus interesses incidem sobre noções de recusa, (não)performances negras, opacidade (Glissant), pensamento-coreográfico, fugitividade, improvisações, hospitalidade e valor. Exerce funções de consultoria e avaliação em projetos internacionais Manifest (EU), é co-organizadora do grupo de Teatro, Performance e Filosofia da Theatre and Performance Research Association e parte da Liga Europeia dos Institutos das Artes, exercendo funções consultivas no grupo EDI.
Colaborações como bailarina incluíram a companhia Belga Les Ballets C. de La B.), Constanza Macras (Prémio Goethe-Institut), Dina13 (prémio honorário de teatro de Colónia 2020) e a companhia de dança norueguesa B.Valiente Kompani. Estas obras foram apresentadas no: Shaubhüne, Sohpiesaelle, Dock 11, K77, Volksbühne (Berlin); Potsdam Fabrik (Alemanha), STUK, Vooruit, Flagey, Kaaitheater (Bélgica), Nacionale Scene, Theatre Garajen (Bergen, Noruega); Sadler's Wells, Tramway (Reino Unido).
Como coreógrafa colaborou com os artistas britânicos Sonia Boyce (Leão de Ouro da Bienal de Veneza), Harold Hoffeh e a companhia portuguesa de teatro Griot.
Intervenções performativas incluem “Passa Folhas” (Bienal de Veneza), “Mesa para Práticas de Pernas para o Ar” na Fundação Gulbenkian e Tramway (Escócia).
Faz parte do coletivo de artistas-curadoras que representa Portugal na Bienal de Arte de Veneza 2024 com o projeto “Greenhouse”.
Distinções | Prémios
• 2024 Curadoria do Pavilhão Portugal Bienal de Arte de Veneza
• 2019 Melhor Coreografia Prémio Guia dos Teatros (Portugal)
• 2015 Bolsa de doutoramento PASS (Universidade de Kingston, Reino Unido)
• 2005 Artista Aerowaves
• 2005 Melhor Performance Dublin Fringe Festival (República da Irlanda)
2020 Tese de Doutoramento: Choreographies of disappearance: fugitive choreographies and other (non)performances in a time of hyper-performativity
CAPÍTULOS
2024 (em revisão) “Passa Folhas or Passing Leaves through the Body and Plotting” Portugal Catalogue- 60th Venice Biennale, publisher: Hangar Books
2015 “Staying (A)live”, article for the Angola Pavilion catalogue – 56th Venice Biennale
2012 Gala, Vânia E. O. G. 2012. Invited Guests in Emergency INDEX, Volume 2: 2012, UDK Press. In Emergency INDEX, Volume 2: 2012, UDK Press, ed. Editor: Yelena Gluzman and Sophia Cleary, 1 – 600. ISBN: 978-1-937027-12-4. United States of America: UDP Ugly Duck Press
ARTIGOS REVISTOS POR PARES
2024 "Creole Garden: A Plot for Choreographies of Relation, under Creole Gardens as decolonial Practice", Public Humanities Journal
2022 “Table for Upside Down Practices”, Repertório Journal DOI: https://doi.org/10.9771/rr.v1i39.48459
2017 "Critical Possibilities| Critical Absences: devices, machines and other hybrid associations”. Trans-in-corporados: Construindo Redes para Pesquisa Internacional em Dança Rio de Janeiro (Brazil)
Link: https://proceedings.science/trans-in-corporados-2017/papers/critical-possibilities–critical-absences–devices–machines-and-other-hybrid-associations?lang=pt-br
OUTRAS PUBLICAÇÕES
2024 "Critical Possibilities| Critical Absences: devices, machines and other hybrid associations”. Trans-in-corporados: Construindo Redes para Pesquisa Internacional em Dança Rio de Janeiro (Brazil)
Link: https://proceedings.science/trans-in-corporados-2017/papers/critical-possibilities–critical-absences–devices–machines-and-other-hybrid-associations?lang=pt-br
2024 Portuguese pavilion: “We propose a counter-planting for the future”, interview by Magali Lesauvage, Le Quotidien de L’Art
2024 Venice Pavillion Using Gardening as a metaphor for Decolonisation, Another Magazine
Link: https://www.anothermag.com/art-photography/15582/greenhouse-portuguese-pavilion-venice-biennale-2024-garden
2022 Algumas notas sobre a categoria exclusivista e purificadora do corpo universal na performance, Revista Coreia Edição 6