Susana Vidal Canete
Nasceu em Córdoba, Espanha, em 1975. Reside em Lisboa desde 1997.
Encenadora, professora, investigadora em práticas cénicas, dramaturga, atriz e artista visual. É Doutora em Práticas Artísticas no programa de Doutorado em Humanidades, Artes e Educação da UCLM e Mestre em Artes e Licenciada em Belas Artes pela UCLM. Bolsa Intercampus de Pós-graduação em Artes Cênicas e como professora assistente de interpretação no CEART-UDESC, Florianópolis (Brasil). Interpretação na Escola Superior de Arte Dramática, ramo actores. Sevilha, Espanha. Centro Andaluz de Dança, Curso de dança contemporânea e dança-teatro com a direção de Ramón Oller, Sevilha (Espanha).
É Professora adjunta convidada na Escola Superior de Educação do IPL, na Licenciatura em Mediação Artística e Cultural, na Licenciatura em Educação Básica, na Licenciatura em Animação Sociocultural e no Mestrado em Educação Artística, e nas Pós-graduações de Marionetas e Formas animadas e Animação de Histórias; Professora adjunta convidada na Escola Superior de Teatro e Cinema do IPL, Licenciatura de Teatro, Ramo de Produção e Ramo de Atores; Professora Assistente Convidada na Escola Superior de Dança do IPL, na Licenciatura em Dança.
Foi professora adjunta convidada na Licenciatura de Artes Performativas e Tecnologias da Universidade Lusófona; na Licenciatura de Artes Performativas da Escola Superior de Tecnologias e Artes de Lisboa. Professora de Interpretação e Práticas cênicas na Escola Profissional de atores Inimpetus;
Encenou mais de quarenta espetáculos que foram apresentados em países como: França, Espanha, Itália, Brasil, Alemanha e Portugal, entre outros. Algumas das suas criações mais relevantes foram: “A FRÁGIL PELE DO MUNDO”, “SILÊNCIO. UM ACTO VIOLENTO PARA A VOSSA FADIGA”, “MALDITO SEJA O HOMEM QUE CONFIA NO HOMEM”, “ROSTO, CLAREIRA E DESMAIO”, “BOMBAS OU MORRER DURANTE UMA SEMANA”, “AMOR CRU”...
No teatro universitário encenou os grupos: GTIST, NNT-FCT, Teatrubi. Ganhou o Prémio à Melhor espetáculo do Fatal-2006 com o espetáculo encenado e escrito por ela “Escândalo” do Gtist. Espetáculo que representou Portugal no Festival Studiobunhe de Colônia.
Investigadora integrada no CIEBA, no grupo de investigação de Artes e Multimédia da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa. (2022)
- Artigo: Uma linha ténue entre a cena e o “fora de cena”. A saúde mental e o teatro pela comunidade, no feminino. Resultado da investigação sobre o projeto Sentemente. Autores: Miguel Falcão, Manuela Silva, Catarina Tomás, Susana Vidal e Natália Vieira. Sentemente - práticas artísticas para o bem-estar e saúde mental em mulheres é um projeto financiado pelo programa PARTIS & Art for Change, da Fundação Calouste Gulbenkian e Fundação “la Caixa”. Publicação: SenteMente. Ed. Chão de Oliva. Sintra. 2022.
- Artigo para o livro “O Desensino da Arte”, Projecto de uma Escola Ideal, autoras: Maria Sequeira Mendes, Marta Cordeiro e Marisa F. Falcón. Editorial Sistema Solar, Lisboa (2022).
- Tese de Doutoramento, “Auto-Historiar-se: Poéticas y Disrupciones. Prácticas escénicas en los paisajes enmarañados de la memoria”. Autora Susana Vidal. RuiRA da UCLM, Teseo. Espanha.
- Publicação do Livro. “Bombas ou morrer durante uma semana”, textos de Teatro e Não Teatro. Autora: Susana Vidal. Edição: B negativo Associação Cultural. Lisboa (2012). Financiado pela Direção Geral das Artes.
- Publicação integral do texto dramático: “Escândalo. Porque todos estamos em perigo” de Susana Vidal, a partir da obra de Pier Paolo Pasolini. Na revista Fatal nº5. (2012).
- Artigo sobre “O teatro universitário. O lugar social da universidade”. Para o programa do Festival Fatal. (2007-2008).