Miguel Cruz Mendes
Natural da Marinha Grande, Miguel Mendes é licenciado em Teatro – Ramo de Produção na Escola Superior de Teatro e Cinema, Pós-Graduado em Estudos e Gestão da Cultura, e, atualmente, encontra-se a concluir o Mestrado em Estudos e Gestão da Cultura do ISCTE.
Assegurou a Produção Executiva dos espetáculos “O Tartufo” (2022 – Teatro Nacional D. Maria II, Teatro Nacional de São João, Centro Dramático Galego, e Les Célestins –Théâtre de Lyon), “Insulto ao Público” (2022 – Teatro Nacional D. Maria II), colaborou com a Marinha TV, fez a produção e direção da cena da "Gala Comemorativa do 30º Aniversário da Convenção dos Direitos da Criança" (2019 – Marinha Grande), produção e direção da cena da cerimónia “Dia do Diploma” (2019 – Marinha Grande), entre outras.
Assegurou ainda a Direção de Cena da 5ª edição do Operafest (2024) e assegurou a Direção Musical do concerto “Natal (En)Cantado” (2022).
Em 2022, funda a Associação Lote 64, desempenhando funções de direção de Produção, Direção de Cena, e Direção Técnica.
Trabalhou na companhia de teatro Mala Voadora e desde 2023 é Assistente da Direção Técnica do Teatro Nacional de São Carlos.
Fotografia © acervo próprio
(a decorrer) Dissertação de Mestrado sobre a Evolução da Iluminação Cénica do Teatro Nacional de São Carlos