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Maria José Fazenda Martins


É professora coordenadora, responsável pelas unidades curriculares da área de estudos da dança em contexto histórico e sociocultural, na Licenciatura em Dança, e pela unidade curricular de Estudos da Obra Coreográfica em Contexto, no curso de Mestrado em Criação Coreográfica e Práticas Profissionais. Leciona a unidade curricular de Tópicos em Estudos de Dança no Doutoramento em Artes Performativas e da Imagem em Movimento, um curso oferecido pela Universidade de Lisboa em associação com o Instituto Politécnico de Lisboa.
É investigadora integrada do CRIA - Centro em Rede de Investigação em Antropologia.
É licenciada em Antropologia pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) da Universidade Nova de Lisboa (UNL), mestre em Antropologia Social e Cultural e Sociologia da Cultura pela FCSH da UNL, e doutorada em Antropologia pelo ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa.
Foi responsável pela criação da unidade curricular opcional de Dança em Contexto, dos Cursos de 2º ciclo do Departamento de Ciências da Comunicação da FCSH da UNL, onde lecionou como professora auxiliar convidada.
Coordenou o Mestrado em Ensino da Dança e o Mestrado em Composição Coreográfica Contemporânea, da ESD.
Foi presidente do Conselho Pedagógico e do Conselho Técnico-Científico da ESD. É atualmente Presidente do Conselho de Representantes.
Fez o Curso de Dança do Conservatório Nacional, instituição onde também lecionou Técnica de Dança Clássica. 
Foi crítica de dança do jornal Público, entre 1992 e 2001.
Participa frequentemente em conferências e debates e publica regularmente em edições da especialidade.


Principais publicações

Livros
Fazenda, M. J. (2018). Da vida da obra coreográfica. Lisboa: Imprensa Nacional. [Catálogo Bibliográfico do CDI: acesso ao registo bibliográfico e à Introdução]
Fazenda, M. J. (2012). Dança teatral: Ideias, experiências, ações (2ª edição revista e atualizada). Lisboa: Colibri - Instituto Politécnico de Lisboa. [Catálogo Bibliográfico do CDI: acesso ao registo bibliográfico] Fazenda, M. J. (2007). Dança teatral: Ideias, experiências, acções. Lisboa: Celta. [Catálogo Bibliográfico do CDI: acesso ao registo bibliográfico]
Fazenda, M. J. (Coord.) (1997). Movimentos presentes: Aspectos da dança independente em Portugal. Lisboa: Cotovia e Danças na Cidade. [Catálogo Bibliográfico do CDI: acesso ao registo bibliográfico]

Capítulos de livros
Fazenda, M. J. (2017). Creating and performing in Companhia Maior: Memories of life, experiences of continuity and transformation. In G. Vicente (Ed.), Intensified bodies from the performing arts in Portugal (pp. 161-191). Bern: Peter Lang. [Catálogo Bibliográfico do CDI: acesso ao registo bibliográfico]
Fazenda, M. J. (2016). Da reflexão teórica sobre a dança ao trabalho de campo e vice-versa. In S. V. de Almeida & R. Á. Cachado (Org.), Os arquivos dos antropólogos (pp. 49-57). Lisboa: Palavrão. [Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa: acesso ao texto completo]
Fazenda, M. J. (2014). A dimensão reflexiva do corpo em ação: Contributos da antropologia para o estudo da dança teatral. In P. Godinho (Coord.), Antropologia e performance: Agir, atuar, exibir (pp. 53-76). Castro Verde: 100LUZ. [Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa: acesso ao texto completo]
Fazenda, M. J. (2012). A dança como visão do mundo: Da grande modernidade à época atual. In L. Louppe, Poética da Dança Contemporânea (pp. 6-15). Lisboa: Orfeu Negro. [Catálogo Bibliográfico do CDI: acesso ao registo bibliográfico]
Fazenda, M. J. (1999). Corpos inconformistas: Ligações entre a dança dos anos 60-70 e a dança dos anos 90. In Circa 68 (pp. 564-577). Porto: Museu de Serralves. Fazenda, M. J. (1996). O corpo naturalizado: Experiência e discurso sobre duas formas de dança americanas. In M. V. de Almeida (Org.), Corpo presente: treze reflexões antropológicas sobre o corpo (pp. 141-153). Oeiras: Celta. [Catálogo Bibliográfico do CDI: acesso ao registo bibliográfico e ao texto completo]

Artigos em revistas
Fazenda, M. J. (2021). The sorrow and the hope of a dancer: Remembering Still/Here twenty-five years after the première of Bill T. Jones’ dance piece. Etnográfica, 25 (2), pp. 493-511. [Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa: acesso ao texto completo]
Fazenda, M. J. (2016). Interações na cena da dança contemporânea: Duetos, solos e grupos. Alicerces: Revista de Investigação, Ciência, Tecnologia e Arte, 6, pp. 163-177. [Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa: acesso ao texto completo]
Fazenda, M. J. (2014). Uma intensa presença do corpo: A dança em Portugal no contexto de uma democracia recente. Sinais de Cena, 22, pp. 84-86. [Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa: acesso ao texto completo]
Fazenda, M. J. (2009). As histórias que as pessoas dançam sobre si próprias: As linguagens de Jérôme Bel, Montalvo/Hervieu, Shobana Jeyasingh e Akram Khan. [Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa: acesso ao texto completo]
Fazenda, M. J. (2003). Duetos. Cadernos Rivoli , 1, pp. 73-76. Fazenda, M. J. (1998). A dança no seio da reflexão antropológica: Contributos e limitações herdados do passado com ecos no presente. Trabalhos de Antropologia e Etnologia, 38 (1-2), pp. 61-79.
Fazenda, M. J. (1993). Para uma compreensão da pluralidade das práticas da dança contemporânea: Repensar conceitos e categorias. Antropologia Portuguesa, 11, pp. 67-76. [Catálogo Bibliográfico do CDI: acesso ao registo bibliográfico e ao texto completo]

 

Fotografia: © João Tuna