Masterclasse sobre o tema “ Metodologia do Acontecimento”
A masterclass “Metodologia do Acontecimento” busca investigar uma perceção implicada na contínua busca pela multiplicidade de modos de sentir, relacionar, mover, dançar e criar espaços e tempos no campo da Improvisação Cénica e em como as sua(s) Dramaturgia(s) pode(m) ser elaborada(s) no momento em que acontece.
Pelo entendimento das modificações também contínuas das dimensões de espaço e tempo, surge um modo de pensar em Dramaturgia da Improvisação Cénica como uma Dramaturgia Itinerante que também se configura nestas novas realidades do mundo que é mobilizado por questionamentos, reconfigurações, adequações e posicionamentos quanto ao nosso modo de ser e estar no mundo e, consequentemente, aos nossos modos de criação em arte.
Dia 31 de outubro entre as 15:15h e as 18:15h realiza-se no Estúdio C3,na Escola Superior de Dança uma masterclass com a professora brasileira Daniela Guimarães sob o tema “Metodologia do Acontecimento”. Esta foi uma oportunidade dirigida a todxs os alunxs de licenciatura e mestrado da ESD.
A participação é gratuita, mas é necessária a inscrição através de email para a professora Cecília Teixeira.
31 de outubro 2024
15:15h - 18:15h
Estúdio C3 - ESD
Daniela Guimarães
Daniela Guimarães é bailarina, improvisadora, coreógrafa, cineasta.
Docente da Escola de Dança da UFBA, PPGDANÇA e PRODAN (UFBA). Líder do Grupo de Pesquisa CORPOLUMEN: Redes de estudos de corpo, imagem e criação em Dança/CNPQ. Diretora GDC - Grupo de Dança Contemporânea da UFBA (2017/19) com o projeto “Trilogia do sonhar”.
Diretora e bailarina da Cia Ormeo/Minas Gerais/Brasil (2003/2013). Residências artísticas: Westmore Farm, Lisa Nelson e Steve Paxton, Vermont/ EUA/2019 e Pina Bausch TanzTheater, Wuppertall/ Alemanha 2019. Em 2021, coreografa para o BTCA: Balé Teatro Castro Alves/ 40 anos no filme-dança “A cidade que habita em mim” e cria o filme cénico “RESTO: no tempo, no silêncio na escuta” para a Bienal do Ceará – De par em par. Colabora com Projeto TEPe: Tecnology Expanded Performance 2019/ 2022 (Brasil/Portugal) com as criações solo “RESTO: andarilho pelas peles de Lisboa” (Portugal 2022) e RESTO: em (re) aparecimento místico (Ceará/2022). Atua principalmente nos seguintes segmentos: Criação, Composição e Dramaturgia em Dança; Improvisação Cênica em tempo-real e Dança na interação com a Cinema. Doutora e Mestre em Artes Cênicas pela UFBA – Universidade Federal da Bahia com a Tese “Corpolumen: Poéticas de (Re)Invenções no Corpo na Interação Dança e Cinema” e a Dissertação “Dramaturgias em Tempo-Presente”. Tem como filmografia: “MITI” (2010), “Receita de Agostinho para um Mundo Melhor” (2012) Festival Cineport – Festival de Cinema de Países de Língua Portuguesa; “Alecrim” (2015) Festival Dança em Foco; “Andaluz” (2016) Semana ABC 2017 - Associação Brasileira de Cinematografia (finalista para o prêmio a Melhor Fotografia), ScreenDance Miami Festival (EUA/2017), Festival ADF de Fotografia Cinematográfica (Argentina/2017) e Festival FIVA Almagro (Espanha/2017). Lança em 2019 seu primeiro longa-metragem “VAGA-lumes” , Festival Internacional de Cinema Panorama (2019); Lift-Ow Global Network, EUA (2022), Festival Internacional Dança em Foco (Brasil, 2023); Dancine Festival (Canadá/2022)); “Do.C.orpo: um documento poético revolucionário do corpo” (2019) Semana ABC 2019 - Associação Brasileira de Cinematografia; Festival Internacional Dança em Foco (Brasil, 2023); e “Ruínas” 2021 (III Cine Amazonia del Plata 2021, Cine Miami Fest 2021, One Earth Awards 2022); Inshadown Lisbon Screendance Festival (Lisboa, 2022); Festival Internacional Dança em Foco (Brasil/ 2023/24).