Inesa Markava
Concluiu o Doutoramento em Arte Contemporânea no Colégio das Artes da Universidade de Coimbra em julho de 2021 com a tese intitulada “Território entre A dança no espaço expositivo”.
De 2021 a maio de 2022 trabalhou como diretora artística dos espetáculos de abertura das exposições em 13 Museus da região de Leiria no projeto “Museu na Aldeia” que foi premiado com o European Heritage Awards. Em abril de 2022 - Trabalhou com a Exposição Dubuffet “Celebração Ardente” no Museu Guggenheim Bilbao, dinamizou um workshop para adultos e visitas performativas para famílias.
Em abril de 2023 “Atividário - Dança” foi o mote para uma nova visita de dança, desta vez no Convento São Francisco em Coimbra, onde desenvolveu oficinas e atividades no âmbito do Festival Abril Dança em Coimbra. Depois da inspiradora realização de novas Visitas Performativas para Famílias desta vez sobre O Universo de Joan Miró na Galeria 105 de Guggenheim Bilbao, em maio de 2023 estreou o programa "Duendes em risco, salpicando o bebé" com Ana Luísa Cunha como solista no projeto Concertos para Bebés.
Em meados de outubro de 2023, no âmbito da residência artística na Philharmonie do Luxemburgo, criou o concerto “Uirapuru” juntamente com Stephany Ortega, voz; Marwane Champ, violoncelo; Laurent Warnier, percussões; Paulo Lameiro, conceito e Alexandra Lichtenberger, figurinos.
Em novembro de 2023 participou no encontro anual de IETM Focus Luxembourg 2023 que abordou o tema da crise climática em contexto das artes performativas. Foi também mencionada no livro “As mulheres da cultura na região Centro” Republica Portuguesa Direção Regional de Cultura do Centro, Portugal, 2023.
Em 2024 iniciou o projeto com o Museu das Artes de Sintra em parceria com Musicalmente.
Em janeiro de 2024 trabalhou como Professora Universitária Convidada para o programa intensivo “Mediação Artística em Dança” no âmbito do Mestrado em Criação Coreográfica e Práticas Profissionais na Escola Superior de Dança, Lisboa. Em março de 2024 atuou em BOZAR, Bruxelas como bailarina do projeto Concertos para Bebés. Em junho de 2024 participou na Reunião Plenária IETM Sofia 2024, que decorreu no âmbito do projeto Europa Criativa A Nova Internacional nas Artes Performativas (NIPA) Ligação entre o local e o global. Em setembro de 2024 participou na Escola de verão sobre Inteligência Artificial nas Artes no Conservatório Real de Antuérpia.
Fotografia © Gil de Lemos
1. A danca contemporânea como mediação entre a obra de arte e o visitante da exposição - UC de Laboratório de Dança, Mestrado de Intervenção e Animação Artística, Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (Leiria, Portugal) , 2017
2.TERRITORIO ENTRE Dança contemporânea como mediador entre obra de arte e visitante de exposição - Colégio das Artes, Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
3.IETM Aarhus Plenary Meeting 2023 - In June, we invited participants to discuss and digest the ethical and practical role of the performing arts – and of the artist – in the face of climate emergency. - Rede Internacional para Artes Performativas Contemporâneas , Bélgica
4.Avaliadora (blind referee) do texto "Danza contemporanea como recurso de apoyo al desarrollo del bienestar psicologico en mujeres migrantes maltratadas: de la fragmentacion/desintegracion a su reconstruccion" - Revista Ex æquo da APEM - Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
Bruna Mibielli ; Markava, Inesa. Autor correspondente: Bruna Mibielli. "Projeto Tempus: Percurso de Criação". POS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG 11 23 (2021): 494-507. https://periodicos.ufmg.br/index. php/revistapos/article/view/32515.