Serviço de Apoio Psicológico e Educativo da ESD

Os SAPE têm por missão promover a saúde psicológica e o sucesso académico dos estudantes. Para tal realizam atividades psicoeducativas, de natureza preventiva e promocional junto da ESD e da comunidade mais vasta do IPL. Os SAPE realizam também acompanhamento psicológico, individual ou em grupo terapêutico, mediante agendamento prévio.

As atividades psicoeducativas e de acompanhamento psicológico do SAPE-ESD são promovidas pelas Psicólogas Dr.ª Ana Alonso e Dr.ª Renata Soares, mas poderão também beneficiar de elementos da restante equipa SAPE, bem como de outros, em projetos específicos.

foto ana afonso
Dr.ª Ana Alonso
2.ª feira | 10h-13h e 14h-18h
foto renata soares
Dr.ª Renata Soares
4.ª feira | 10h-13h e 14h-18h

Para contactar com os SAPE-ESD: sape.esd@sas.ipl.pt

Para contactar com os SAPE-SAS-IPL (coordenação): sape@sas.ipl.pt

O gabinete dos SAPE-ESD localiza-se na Sala G.2.14, no Edifício G. A solicitação de apoio psicológico é efetuada através do preenchimento deste formulário online.

Através dos Serviços de Apoio Psicológico e Educativo (SAPE), com sede nos Serviços de Ação Social do IPL, os estudantes do Politécnico de Lisboa podem contar com o apoio de uma equipa especializada em diversas situações:

• Integração académica - Colaboração no Programa MENTori@IPL;

• Inclusão académica - Apoio aos estudantes com necessidades educativas específicas, aos estudantes deslocados e em situações de vida que configurem vulnerabilidade acrescida na adaptação ao ensino superior;

• Desenvolvimento académico - Promoção de competências necessárias ao bem-estar, ao desenvolvimento pessoal e social e ao sucesso no curso, bem como ao planeamento, tomada de decisão de carreira e transição para o mundo do trabalho;

• Aconselhamento psicológico - Acompanhamento em consulta individual, ou em grupo terapêutico, para apoio em situações de perturbação psicológica, incluindo situações de desmotivação face ao curso e perspetiva de mudança de carreira.

As atividades psicoeducativas desenvolvidas pelos SAPE são divulgadas como notícias na Página da ESD, na Página dos SAS e na Página do IPL, bem como nas respetivas Páginas de Instagram. Fica atento(a)!

Utiliza as atividades e os recursos que os SAPE colocam aos teus dispor! Se no teu dia-a-dia pensas, sentes ou ages de forma que te deixa triste, ansioso(a) ou te provoca sofrimento, procura apoio. Se tens dúvidas quanto à adequação do teu curso atual, ou quanto ao caminho a seguir no futuro, procura apoio.
Se conheces um colega que consideras poder beneficiar de apoio psicológico, dá-lhe a conhecer os SAPE. Os problemas resolvem-se melhor com ajuda!

A atividade dos SAPE, designadamente a contratação dos serviços da sua equipa de Psicólogos, beneficia dos seguintes Programas de Financiamento:

O Programa de Promoção de Sucesso e Redução de Abandono no Ensino Superior (Regiões de não convergência), lançado a concurso pela Direção Geral do Ensino Superior (DGES) em 30 de maio de 2023. O IPL candidatou-se com o projeto Faz(emos) a Diferenç@IPL, que obteve resposta positiva de financiamento em agosto de 2023, com término previsto do projeto em novembro de 2024.

O Programa para a Promoção da Saúde Mental no Ensino Superior, lançado pela DGES em 24 de outubro de 2023. Os SAS-IPL candidataram-se com o projeto Promoção da Saúde Mental e Bem-Estar dos Estudantes do IPL (PSMBE Estudantes IPL), que obteve resposta positiva de financiamento em março de 2024, com término previsto do projeto em dezembro de 2026.